Identidade Visual: Como despertar o Poder de uma Marca?

Todos nós temos características que identificam e nos tornam únicos. Algumas delas são:


⦁ Nome;

⦁ Cor da pele;

⦁ Forma de falar;

⦁ Personalidade.


Tais características são fundamentais, não só para identificar, mas para nos diferenciar em meio a tantas pessoas. Uma boa apresentação é um elemento essencial para que possamos valorizar e destacar nossas qualidades.


Além de fazer com que sejamos lembrados, ela também facilita muito quando precisamos disputar uma vaga de emprego ou um relacionamento, por exemplo.


Mas ter uma identidade visual bem definida não se restringe só as pessoas. É algo que também precisa ser construído e trabalhado por empresas.


Em meio a tantos concorrentes, saber valorizar e destacar a imagem da sua marca pode ser o fator que vai determinar o seu crescimento.


Já dizia o profeta:


“Quem não é visto, não é lembrado!”


Se você quer saber quais são os elementos fundamentais que toda marca de sucesso precisa valorizar, então leia até o final que vamos te explicar tudo que você precisa saber.


Mas antes, precisamos te mostrar o que realmente é a identidade visual. Acompanhe!


O que é identidade visual


A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos e visuais que identificam uma marca e transmitem a sua visão, missão e valores.


Essa é uma estratégia poderosa que permite comunicar aos consumidores a história de uma empresa, sem que ela precise necessariamente dizer uma só palavra.


O principal objetivo é fazer com que a proposta da empresa seja clara, de fácil assimilação e que se destaque entre os seus concorrentes.


Ter uma boa identidade visual é o primeiro passo para construir o valor que seu produto ou serviço realmente merece.


Um produto não pode ser apenas funcional, ele também precisa transmitir essa percepção para conseguir causar interesse.


Lembra daquele velho ditado?


“Nunca julgue um livro pela capa!”


Então, a verdade é que essa pequena frase diz muito sobre o comportamento de compra do seu cliente. Somos seres emocionais e, por isso, tomamos muitas decisões pelo o que vemos e sentimos.


Sendo assim, podemos concluir que a capa de um livro tem sim o seu valor, assim como a embalagem de um produto ou a identidade de uma empresa.


Não adianta ter o melhor conteúdo do mundo dentro de um livro. Se a capa não for chamativa, dificilmente ele vai vender.


Agora que você compreendeu o que é, e a importância de valorizar a apresentação da sua marca, vamos te mostrar quais são os principais elementos que você precisa se atentar!


Os 5 principais elementos de uma marca de sucesso


Os elementos de uma marca são as partes fundamentais que fazem com que a comunicação da empresa se dê da forma mais intuitiva e emocional possível. Os principais elementos são:


1) Logo


O logo é um dos elementos mais conhecidos e importantes de qualquer identidade visual. Ele normalmente é a primeira ligação que o consumidor tem com uma marca.

Ele deve transmitir a personalidade da empresa, além de fixar-se na memória visual e afetiva. Ele precisa ser único, atraente e atemporal.


2) Cores


É muito comum pequenos empreendedores não derem tanta importância a escolha de alguns elementos como a cor. Geralmente eles usam a intuição ou o achismo mesmo.


Porém, você já parou para pensar o porquê empresas de Fast food, como o MC Donald's e o Bob's, usam cores vibrantes parecidas?


Comece a observar não apenas essas, mas todas as marcas de sucesso. As cores que essas marcas utilizam não foram escolhidas ao acaso!


Ao estudar a psicologia das cores, você perceberá que é preciso ter uma harmonia e coerência para que, além de ser agradável aos olhos, gere também um sentimento específico.


3) Tipografia


A tipografia é a fonte que é usada nos textos mais importantes de uma marca, como a fonte usada na logo, por exemplo.

O principal intuito é, não apenas passar a mensagem de maneira clara, mas fazer com que seja mais fácil de memorizar o que está sendo dito.

A fonte também ajuda nivelar o tom da comunicação e a ajustar o espírito que você deseja que sua marca transmita.

Você quer que ela seja divertida, elegante, formal? Então, escolher a tipografia certa é uma etapa que não pode ser ignorada.


4) Tom de voz


E por falar em tom, é preciso refletir desde o momento do planejamento qual será o tom de voz que a empresa irá assumir.


O objetivo de ter uma voz bem definida é conseguir ser o mais claro e empático possível com o público-alvo que você deseja atingir.


“Quem tenta agradar todo mundo acaba não agradando ninguém!”


É preciso considerar o tom de voz para poder ser mais assertivo na escolha dos demais elementos. A dica aqui é se guiar não apenas pelo seu produto, mas pelo seu público.


Se seu público é mais jovem, então talvez seja interessante ter uma linguagem mais jovial e moderna. Agora, se seu público é mais velho, ter uma linguagem muito moderna poderá incomodar.


5) Imagens


As imagens que são utilizadas nos canais de comunicação também precisam seguir um padrão consciente de escolha.


Se você já está ou pretende investir nos canais online, então precisa ter muita atenção ao uso de imagens e fotografias.


Alguns detalhes que devem ser levados em conta na hora de escolher uma boa imagem são:


⦁ Iluminação;

⦁ Cores;

⦁ Estilo.


Sempre busque imagens que transmitam a visão da sua marca. Essas dicas também valem para o uso de vídeos. Lembre-se que todos os elementos visuais precisam harmonizar entre si!


Desperte o poder oculto da sua marca


Se você chegou até aqui é um sinal de que realmente você acredita no potencial da sua empresa em poder impactar muito mais do que ela tem feito até agora.


Não importa se você esteja criando ou reformulando a sua identidade, nós da DS HELP podemos te ajudar. Somos uma Agência especializada no desenvolvimento de Marcas de Sucesso!


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